quinta-feira, 3 de março de 2011

O POLICIAL MILITAR



Medo de ser policial (para refletir)
.. Mas não é medo da profissão, é medo da própria corporação. Explico:
1º Aqui na PMCE tudo é motivo de expulsão, faz sentido expulsar um policial só porque cochilou de serviço no turno C? 
2º Aqui de todo lado vc se prejudica, chega uma mensagem no TMD ("em perseguições, apoio, abordagens etc.. não ultrapassar o limite de 50Km/h" ) e logo depois: ( "fazer abordagens a motos carros elementos suspeitos"), ora! Como se aborda carros e motos a 50 Km/h ?. Se vc demora a chegar no S13 vc é omisso, se vc correr e ultrapassar os 50 Km/h vc é irresponsável, ou seja, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come!
3º Nas ocorrências:
Muitas vezes senhores, nos ficamos entre a cruz e a espada nas, pois a nossa lei é fraca e muitas vezes ficamos com um sentimento de impunidade. Ex: Desacato, desobediência a autoridade, etc.. Quem fica preso por isso na prática? A orientação  é, que nos procedimentos de desacato seja levada pelo menos duas testemunhas do povo, mas quem quer sair da sua casa entrar dentro de uma viatura e passar horas na delegacia para testemunhar a favor da gente? E onde esta a Fé Pública do policial? Porque minha palavra não vale ou ao menos a palavra dos meus companheiros?
Ate mesmo numa ocorrência de som alto o policial pode ser desmoralizado ou prejudicado para os resto da vida. Basta o elemento inchar bater o pé e dizer que não abaixa o som sem necessariamente te desacatar, dai ou vc vai embora e diz pro solicitante que ele procure a delegacia, ou tenta enquadrá-lo na desobediência ( já que por causa do barulho do som em si vc não tem meios para acusá-lo formalmente, pois necessitaria de um aparelho que medi-se o volume do som para servir de prova), e lá com certeza ele vai sair primeiro que vc, ou então vc senta a Mao no pé-da-orelha dele e fica rezando pra ele não denunciar vc, e se ele for na corregedoria vc já sabe que primeiro vc fica preso e só depois te perguntam o que aconteceu.


4º Militarismo
Um belo dia, janto com minha família, beijo minha esposa e vou trabalhar, passo toda noite rodando na viatura e lá pelas 4 horas da manha, já com os olhos pesados e cansado, mesmo depois de ter enchido a cara de café eu paro a viatura num local bem escondido e o mais protegido possível e acabo cochilando, mas de repente um fiscal (que com certeza passa a noite toda acordado e QAP total), resolve assistir ao vídeo monitoramento e me vê com os olhos fechados, ele sorrateiramente vai até o local (com ajuda do monitoramento, que também nunca dorme) e me da voz de prisão. Quando o comandante acorda de manha toma café beija seus filhos e vai trabalhar recebe a noticia , assina em baixo e fala logo a palavra expulsar. Daí, envergonhado e humilhado eu ligo para minha esposa e digo que estou preso e vou responder a um processo disciplinar que pode resultar na minha expulsão...
Se eu deixar de prestar continência o oficial me enrola, mas quantos deles não respondem a continência!
Se um oficial disser que eu o desrespeitei eu vou preso mas se ele me desrespeitar eu tenho que primeiro juntar provas, entrar na justiça e esperar todo um processo para conseguir alguma indenização, mesmo assim ou serei o resto da vida perseguido por todos ...
Se eu cometo um erro eu enfrento a justiça comum, enfrento um processo civil, enfrento um procedimento disciplinar e se eu ainda conseguir ser absorvido em todas elas eu certamente enfrentarei a perseguição de um oficial ou ate mesmo um graduado que sempre leva pro lado pessoal, como se a policia fosse propriedade dele.
Não posso falar, não posso fazer greve, não posso reclamar, não posso ser dono de empresa, não posso pertencer a um partido, não posso me candidatar... Para ter uma arma, que é um direito meu, tenho que pedir primeiro permissão a um oficial...

5º Estrutura
Sabe com um Mala faz pra não ser preso, mesmo estando com mandado de prisão? Ele simplesmente joga fora seus documentos e não revela seu nome a ninguém. Nunca vamos conseguir identificá-lo, pois alem do sistema de identificação do nosso TMD ser um lixo, o da policia civil é totalmente falho. porque nao temos um sistema de identificação por digital? Seria muito mais útil do que esse vídeo monitoramento!
. Um dia fui atender a uma ocorrência de S21 na área de uma viatura vizinha, como eu não conhecia a área me perdi enquanto a outra viatura gritava S21 no rádio, dai pensei! Foi gasto milhões com esse monitoramento e nem sequer temos um simples aparelho de GPS na viatura? O que é mais útil?


6º Direitos:
Se entro de férias perco a gratificação no mês seguinte, se passo horas numa delegacia depois de terminar meu turno de serviço por causa de um procedimento eu não tenho direito a hora extra. Se o comandante tiver de bom humor ele pode ate deixar vc botar essas horas a mais no banco-de-horas e um dia que tiver gente sobrando, no meio da semana e se ele estiver de bem com vc ele pode te dar uma folga...
Você sabia que na policia civil vc pode ate mesmo vender suas férias? e por um valor bem razoável! e não precisa pedir ao delegado, basta informar... Aqui nos temos que agradar ao chefe para que ele permita a gente fazer uma permuta, e se não formos bons meninos ele suspende tudo!
E ainda tem policial que diz "pede pra sair!", é, mas concurso tem é pra isso mesmo...


consideraçoes finais
Bem, como na Policia ser preso e coisa normal, pode ser que eu vá preso por isso... Mas eu acho que a liberdade de expressão ainda é um direito nosso, ou será que tiraram isso também?... Não ofendi a ninguém, não sitei nomes, não promovi motim, apenas desabafei e dei minha opinião, portanto não me prendam, não me persigam, não comentem isso comigo de forma irônica ou em tom de ameaça quando me verem por ai...   É , esse foi o depoimento de um dos PMs do ceará , que reflete bem a atual condição do profissional de segurança publica.  Com esse tipo de pensamento que nossos guerreiros saem pra nos proteger?FICA A PERGUNTA NO AR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário