quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ESSA CORJA É IGUAL EM TODO CANTO...


Berlusconi é criticado por cartas prometendo fim de imposto na Itália


Silvio Berlusconi

O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, está sendo acusado por adversários políticos de tentar comprar votos para as eleições parlamentares, marcadas para domingo e segunda-feira, por meio do envio de cartas a eleitores prometendo menos impostos.
As cartas foram enviadas pelo partido de Berlusconi, o Povo da Liberdade, a milhões de eleitores nas regiões da Sicília, Vêneto, Campanha e Lombardia, consideradas decisivas para as eleições, e prometem acabar com um impopular tributo sobre propriedades introduzido pelo ex-primeiro-ministro Mario Monti e devolver o dinheiro já cobrado aos eleitores no ano passado.
Berlusconi já havia feito essa promessa durante a campanha, mas o fato de ter colocado a proposta em uma carta aos eleitores foi considerado ultrajante por seus adversários.
As cartas foram mandadas em envelopes de aparência oficial, onde estava escrito: "Informação importante: reembolso do IMU 2012", em referência ao imposto imobiliário.
Pesquisas revelam que este imposto é a mais impopular das medidas introduzidas pelo governo de Monti para tentar restaurar a confiança nas finanças da Itália.
A confiança do mercado na Itália despencou em 2011 por causa da grande dívida do país e só começou a se recuperar depois que Berlusconi renunciou ao cargo de primeiro ministro e Monti assumiu.

Críticas

Para o líder de centro-esquerda Pier Luigi Bersani, a proposta de Berlusconi é um embuste.
"Se eu tivesse cruzado com Berlusconi depois do envio das cartas, teria dito a ele que é um trapaceiro", disse Bersani, cuja liderança nas pesquisas de intenção de voto tem sido gradualmente reduzida por Berlusconi.
O ex-promotor antimáfia Antonio Ingroia, que lidera a coalizão de esquerda Revolução Civil, acusou Berlusconi de cometer um crime.
"Com as cartas enviadas a italianos prometendo dinheiro em troca de votos, Berlusconi cometeu um crime, possivelmente dois", disse Ingroia em sua página na internet.
Ele pediu que Berlusconi seja processado.

Campanha

A aliança de centro-direita entre o partido de Berlusconi e a Liga Norte, liderada por Roberto Maroni, vem avançando nas pesquisas de intenção de voto.
Mas a coalizão de centro-esquerda liderada pelo Partido Democrático, liderado por Bersani, em aliança com o partido Esquerda, Ecologia e Liberdade ainda está à frente nas pesquisas.
Também estão na disputa a coalizão de centro liderada por Monti, que reúne sua própria lista de candidatos, chamada de Escolha Cívica com Monti pela Itália, os democratas cristãos e o partido de centro-direita Futuro e Liberdade para a Itália.
Há ainda o Movimento Cinco Estrelas, de Beppe Grillo, que teve bom desempenho em pleitos regionais.
FONTE: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário