Robert Gibbs,secretário de imprensa da Casa Branca, disse não reconhecer a existência do Programa Drone.
O ex-secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, disse no domingo que ele foi dito para não "reconhecer" ou "discutir" o programa de drones secreta quando se tornar principal porta-voz do governo.
Chris Hayes, apresentador do MSNBC "Up", desempenhou um clipe de vídeo de Gibbs e atual secretário de imprensa Jay Carney evitando perguntas sobre drones na sala da Casa Branca briefing antes perguntando se o governo Obama tem sido suficientemente próximo sobre o programa de assassinato controverso alvo. Gibbs, que recentemente se tornou um colaborador MSNBC , lembrou as instruções que lhe foram dadas ao assumir o cargo.
"Quando eu passei pelo processo de se tornar secretário de imprensa", disse Gibbs, "uma das coisas, uma das primeiras coisas que me disse foi: 'Você não é sequer a reconhecer o programa drone. Você não está mesmo para discutir de que ele existe. "
A mídia nacional foi lento cobrindo a guerra zangão secreto no Paquistão e no Iêmen durante o primeiro mandato de Obama, que tem sido difícil de rastrear dado tanto sigilo do governo e que atinge muitas vezes ocorrem em áreas remotas. Mas o drone debate na mídia ganhou vapor no início de segundo mandato de Obama, ao lado de questões para cima contra-terror oficial John Brennan sobre sua indicação para se tornar diretor da CIA.
Gibbs disse que uma vez que ele descobriu pergunta de um repórter foi sobre o programa drone, "eu percebi que não devo falar sobre isso."
"Aqui está o que é inerentemente louco por essa proposição", disse Gibbs. "Você está sendo feita uma pergunta com base em relatórios de um programa que existe. Então você é o porta-voz oficial do governo de agir como se todo o programa -. Pagar nenhuma atenção ao homem atrás da cortina "
Enquanto Gibbs referência ao "Mágico de Oz", no domingo, um juiz federal no mês passado descreveu o "Alice no País das Maravilhas natureza" do sigilo da administração Obama sobre drones em uma decisão contra o pedido do The New York Times "para memorandos legais delineando a lógica para alvejar um cidadão dos EUA suspeito de vínculos com terroristas. A Casa Branca não divulgou publicamente os memorandos legais, mas Carney fez várias referências à lógica jurídica em um Departamento de 16 páginas de Justiça papel branco - mas só depois que vazou para a NBC News.
Gibbs disse que não falou com Obama, recentemente, sobre a transparência eo programa drone, mas disse que acha que o presidente tem visto que a negação da Casa Branca do programa "quando é obviamente acontecendo, mina a confiança das pessoas em geral nas decisões que o governo faz . "
FONTE: NBC NEWS
TRADUÇÃO: GOOGLE TRADUTOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário