Quinze pessoas foram presas em operação que desarticulou na manhã desta sexta-feira (21) um esquema no município de Cariús, a 411 km de Fortaleza, que envolvia compra de votos e tráfico de drogas. O candidato a vereador da cidade, Ezivan Gonçalves de 47 anos foi preso acusado de chefiar um grupo internacional de drogas e corrupção eleitoral.
O candidato a vereador, que já havia cumprido pena por tráfico de drogas, é acusado de ser um dos chefes do grupo que trazia entorpecentes de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia para o Ceará.
Além de Ezivan, foi presa também a sua esposa e candidata a prefeita de Cariús, Natália Ferreira de 28 anos por corrupção eleitoral.
A operação consiste no cumprimento de 47 mandados judiciais, sendo 16 de prisão de temporária, destes sete prisões eleitorais e oito eleitorais e 29 de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Cariús, Iguatu, Jucás, Quixeramobim, Pacajús, além de mais 2 mandados de busca e apreensão no Estado do Mato Grosso.
A compra de votos era feita com recursos vindos do tráfico de drogas.
As investigações verificaram que políticos candidatos a cargos eletivos municipais eram responsáveis pelo tráfico de cocaína entre Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e os estados do Mato Grosso e do Ceará. Além do crime de tráfico de drogas, parte dos presos responderá pelos crimes de corrupção eleitoral e captação ilícita de sufrágio.
Os presos estão sendo encaminhados para presídios da capital e do interior do Ceará, onde ficarão à disposição das Justiças Federal e Eleitoral.
FONTE; DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário