APESAR DE ALGUNS DETALHES , DE NO FILME SER UMA USINA NUCLEAR E NA ARGÉLIA SER UMA USINA DE GÁS, ISSO NÃO MUDA A IDEIA EM SI, ONDE TERRORISTAS TOMAM UM DETERMINADO LOCAL ESTRATÉGICO... O FILME É MELTDOWN ( PESADELO AMERICANO) QUE PARECIA SR UMA PRÉVIA DO QUE OCORRERIA...
À ESQUERDA O FILME E À DIREITA A VIDA REAL
E NA VIDA REAL :
Grupo ligado à Al-Qaeda faz estrangeiros reféns em usina de gás da BP na Argélia
'Brigada Mascarada' diz que ataque com dois mortos (um britânico) é retaliação à ajuda da Argélia à operação militar da França no Mali; haveria 41 reféns, incluindo sete americanos
Militantes islâmicos atacaram e ocuparam um campo de gás natural operado pela BP na desértica região sul da Argélia na manhã desta quarta-feira, perto da fronteira com a Líbia, deixando dois estrangeiros mortos, incluindo um britânico, e mantendo estrangeiros de até nove nacionalidades diferentes como reféns enquanto são cercados por forçar argelinas.
O grupo Katibat Moulathamine ("Brigada Mascarada"), fundado por um importante membro da Al-Qaeda no Norte da África, disse que o ataque é uma retaliação à Argélia por permitir que a França use seu espaço aéreo para lançar ataques contra grupos rebeldes vinculados à rede terrorista no norte do Mali.
O grupo diz estar com 41 estrangeiros reféns, incluindo sete americanos, no campo de gás de Ain Amenas. A alegação ainda não pode ser confirmada de forma independente, e haveria menos de 20 estrangeiros no local em um dia típico, juntamente com centenas de empregados argelinos.
Mas apesar de o número e a identidade dos reféns ainda não estarem claros, a Irlanda anunciou que um homem de 36 anos estava entre eles, enquanto o Japão e o Reino Unido disseram que cidadãos seus também estavam envolvidos. Uma norueguesa afirmou que seu marido lhe telefonou dizendo que era mantido como refém.
Em um comunicado divulgado em seu site, a BP afirmou que a usina foi "atacada e ocupada por um grupo de pessoas armadas não identificadas", com indicações de que alguns membros de sua equipe foram presos "pelos ocupantes".
Além dos dois mortos, seis outros ficaram feridos, incluindo dois estrangeiros, dois policiais e dois agentes de segurança, informou a agência de notícias estatal do país. As forças da Argélia cercaram os sequestradores e negociam para libertar os reféns, disse uma autoridade de segurança argelina com base na região, acrescentando que os militantes são do Mali.
O presidente da França, François Hollande, lançou a intervenção militar surpresa na sua ex-colônia da África Ocidental na sexta-feira, com esperança de parar extremistas islâmicos vinculados à Al-Qaeda que ele acredita representam uma ameaça ao mundo.
Apesar dos cinco dias de ataques franceses, a aliança islâmica que combina o braço da Al-Qaeda no Norte da África ( Al-Qaeda no Maghreb Islâmico , ou AQIM) com grupos rebeldes originários do Mali (o Mujwa e Ansar Dine) vêm ganhando terreno no país . Potências ocidentais e regionais estão preocupadas que os insurgentes possam usar o norte do Mali como plataforma para ataques internacionais.
IMÁGENS DE Le site pétrolier d'In Amenas, en plein désert.
Nenhum comentário:
Postar um comentário