Mahmoud Abbas e Khaled Meshaa se reunem
Líderes palestinos buscam reconciliação em reunião no Egito
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o líder do movimento islamita Hamas, Khaled Meshaal, se reuniram nesta quarta-feira no Cairo para estudar a aplicação do acordo de reconciliação palestina, assinado em 2011. Na reunião, que aconteceu na residência de Abbas na capital do Egito, os dois dirigentes revisaram aspectos de dito acordo como a formação de um novo governo palestino, presidido por Abbas, que supervisione novas eleições presidenciais e legislativas, disse a agência estatal egípcia, Mena.
Trata-se da primeira vez que os dois líderes se encontram desde fevereiro de 2012, quando também se reuniram no Cairo. Antes do encontro, tanto Abbas como Meshaal se reuniram separadamente com o presidente egípcio, Mohammed Mursi, que atua como mediador entre as partes. Na reunião de hoje estiveram presentes também delegações dos movimentos que ambos lideram - Fatah e Hamas - e que estão em crise desde que, em junho de 2007, os islamitas assumiram o controle de Gaza após expulsarem as forças leais a Abbas.
A disputa originou dois governos palestinos: um do Hamas em Gaza e outro da ANP, vinculado ao Fatah, na Cisjordânia. Fatah e Hamas assinaram um pacto de reconciliação na capital egípcia em 4 de maio do 2011, que ainda não foi efetivado. No entanto, as relações entre ambas facções mudaram notavelmente desde a ofensiva israelense em Gaza em novembro, com constantes gestos e declarações de ambas as partes em favor da unidade palestina.
Na sexta-feira passada, centenas de milhares de seguidores do Fatah participaram da celebração do 48º aniversário deste movimento na Faixa de Gaza, em um evento sem precedentes desde que o Hamas tomou o controle da mesma.
FONTE: TERRA NOTICIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário