Israel ameaça derrubar líder Mahmoud Abbas caso ONU aceite pedido palestino
O governo do primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu afirmou nesta quarta-feira que derrubar Mahmoud Abbas, presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), será "a única opção" caso o pedido palestino de ingresso na ONU como Estado não-membro seja aceito pela entidade.
O documento foi elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel para circular internamente pelo governo mas uma cópia foi obtida pela BBC.
No texto, o governo deixa claro que retirar Abbas do poder à força será a "única opção" caso os esforços para evitar a aprovação do pedido na Assembleia Geral da ONU falhem.
Abbas deve fazer a proposta oficial ao órgão internacional no dia 29 de novembro. Israel e os Estados Unidos são contra o pedido.
O negociador-chefe palestino para o processo de paz com Israel, Saeb Erekat, reagiu ao documento.
"Nós levamos as ameaças de Israel a sério e não podemos excluir qualquer tentativa da parte de Israel para ferir o presidente (Abbas)".
Na segunda-feira, Mahmoud Abbas disse que não "quer quaisquer confrontos com os EUA ou Israel", acrescentando que "se nós pudermos começar um diálogo ou negociações um dia após o voto (na ONU), faremos isso".
FONTE:BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário